Tomatada Caseira

A tomatada caseira é uma especiaria caseira que é usada à muitos anos na casa de muitas pessoas. Normalmente a tomatada caseira era feita pelas senhoras mais velhas, que depois passaram a ensinar as suas filhas. Eu, aprendi a fazer a tomatada, ao ver a minha avó e a minha mãe fazerem. Eu normalmente quando faço, tendo sempre em fazer tudo a olho e não provo nada, gosto de ter certeza daquilo que faço e se fosse provar iria sempre acrescentar mais alguma coisa e talvez o rigor não fosse o mesmo. A tomatada caseira normalmente é usada para diferentes tipos de refogado, para fazer arroz de tomate e até pequenos guisados.

Ingredientes para a realização da tomatada caseira:

1 kg de tomate (normalmente usa-se os tomates que estejam perto de se puder usar)

Água q.b

Sal q.b

Preparação para a realização da tomatada caseira:

Comece por arranjar os tomates, passando-os por água e no caso de estarem congelados (que é mais fácil), retire-lhes a pele, passando-os novamente por água. Vá reservando os tomates já sem a pele num alguidar, após estarem todos arranjados leve-os e despeje a água colocando o sal quanto baste e mexa-os. Deixe repousar por 2 minutos para absorver o sal. 

De seguida, coloque-os numa num tacho com água, a água é suficiente quando se encontra no cimo, cobrindo os tomates. Colocar ao lume brando durante 10/15 minutos (a lume brando e até os 15 minutos é suficiente, porque cozem muito rápido). 

Quando estiverem devidamente cozidos, deve ir com um passador para os escoar e coloque-os num funil e com o cabo da colher-de-pau chocalhe até que os tomates já cozidos caiam no recipiente onde os irá triturar com a varinha mágica. Após isso, triture os tomates e depois despeje-os para um frasco tipo "grão-de-bico" e coloque a tampa do frasco em cima do mesmo. Só pode fechar o frasco quando o temperado estiver totalmente frio, senão o frasco de vidro irá rebentar devido à temperatura. 

Repita todo o processo até que o frasco esteja cheio! Após arrefecer pode congelar o frasco com o temperado para usar futuramente ou coloque-o no frigorífico para usar ainda hoje nos seus cozinhados. É uma receita simples e muito rápida de se fazer.

Bom Apetite! 

Após estarem arranjados e antes de irem para o tacho os tomates devem de ser lavados num recipiente e colocar sal q.b.

Depois de todo o processo, tal como é descrito acima, a tomatada caseira, é reservada num frasco para depois lhe dar uso.

© 2020 Blog do Fernando. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora